Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.







Seguidores

Visitantes

sábado, 22 de janeiro de 2011

MALÊS, UMA OUTRA REVOLTA !!!


Implantação de Símbolos Referenciais

da Revolta dos Malês

NO CAMPO DA PÓLVORA

O ATO HERÓICO DA REVOLTA DOS MALÊS, OCORRIDO NO DIA 25 DE JANEIRO DE 1835, NESTA CIDADE DO SALVADOR, SE CONSTITUI EM UM REFERENCIAL DE ALTO GRAU DE SIMBOLISMO PARA A O NECESSÁRIO GRIFO HISTÓRICO, POLÍTICO E CULTURAL DA PARTICIPAÇÃO DO POVO NEGRO NAS LUTAS DESDE ÁFRICA ATÉ O BRASIL CONTRA O PODER ASSASINO E OPRESSOR, UMA CONTRIBUIÇÃO À ELEVAÇÃO E CONSOILIDAÇÃO DA AUTO – ESTIMA DE PERTENCIMENTO NA DIÁSPORA AFRICANA.

ESTE FATO HISTÓRICO, QUE ENVOLVEU NEGROS E NEGROS ESCRAVIZADOS, DE DIVERSAS ORIGENS DO CONTINENTE AFRICANO, MARCOU SITIOS, PRAÇAS LADEIRAS, RUAS E BECOS DA CIDADE DO SALVADOR, HOJE PARA NÓS SITIOS HISTÓRICOS REVOLUCIONÁRIOS DAQUELE MOMENTO DE REBELIÃO A EXEMPLO DA LADEIRA DA PRAÇA, BAIXA DOS SAPATEIROS, PELOURINHO, TERREIRO DE JESUS, PRAÇA MUNICIPAL, PRAÇA CASTRO ALVES, BARROQUINHA, PALMA, PREGUIÇA, CAMPO DA PÓLVORA, SÃO BENTO, ÁGUA DE MENINOS, ETC.

TANTO QUANTO A REVOLTA DOS BÚZIOS OCORRIDA NO FINAL DO SÉCULO 18, ESTA REBELIÃO MALÊ OCUPA PAPEL SINGULAR NA HISTÓRIOGRAFIA DA PARTICIPAÇÃO DO POVO NEGRO NA LUTA CONTRA O PODER OPRESSOR NO BRASIL COLONIAL.

NÃO TEMOS DÚVIDA QUE, CASO TIVESSEMOS SIDOS VITORIOSOS(AS) NAQUELA BATALHA, A SOCIEDADE ATUAL TERIA SEU TECIDO SOCIO – POLÍTICO COM JUSTIÇA SOCIAL.

APESAR DE REPRIMIDO, TORTURADO E EXECUTADO PELO BRAÇO ARMADO DO ESTADO, AQUELE MOVIMENTO FOI CERTAMENTE O MAIS IMPORTANTE NAS AMERICAS E IMPACTOU SIGNIFICATIVAMENTE A SOCIEDADE BRASILEIRA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 19, TAMANHA FOI A OUSADIA REVOLUCIONÁRIA, CONSIDERANDO TAMBEM A FURIA DA PUNIÇÃO APLICADA PELO PODER OPRESSOR RESPONSÁVEL PELO SENTENCIAMENTO DE 231 PESSOAS E CONSUMAÇÃO DO FUZILAMENTO DE QUATRO LIDERES NA PRAÇA DO CAMPO DA PÓLVORA.

COM BASE NO CONJUNTO DE SIMBOLISMOS E REFERÊNCIA HISTÓRICA PARA TODO ESTADO DA BAHIA, A PARTIR DA REALIDADE DO INEGAVEL FATO DE SER O MESMO, UM ESTADO E UMA CAPITAL DE INQUESTIONAVEL MAIORIA NEGRA, É QUE NÓS ESTAMOS CONCLAMANDO TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, PARTICULARMENTE A BAIANA E EM ESPECIAL A POPÚLAÇÃO NEGRA , BEM COMO TODAS AS INSTITUIÇÕES COMPROMETIDAS, PARA ENGROSSAREM AS FILEIRAS DESTA CAMPANHA “IMPLANTAÇÃO DE SÍMBOLOS REFERENCIAIS DA REVOLTA DOS MALÊS NA BAHIA” TENDO COMO SÍTIO A PRAÇA DO CAMPO DA PÓLVORA, LOCAL ONDE, DEVIDO SUA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL, FORAM EM 14 DE MAIO DE 1935, FUZILADOS QUATRO HEROIS, TENDENCIOSAMENTE CONDENADOS À PENA CAPITAL : JORGE, PEDRO, GONÇALO E JOAQUIM.

EM COMPLEMENTO AOS SÍMBOLOS REQUERIDOS, ESTA CAMPANHA DEFENDE TAMBÉM, QUE A ESTAÇÃO DO METRÔ DAQUELA PRAÇA, COMO FORMA DE JUSTA HOMENAGEM REFERENCIAL AO SITIO HISTÓRICO, ACRESCENTE A PALAVRA MALÊS AO SEU NOME, PASSANDO A DENOMINAR-SE “ESTAÇÃO CAMPO DA PÓLVORA – MALÊS”.

MOVIMENTO ESTE, QUE EXIGE DAS AUTORIDADES GOVERNANTES E LEGISLATIVAS, TODAS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À CONSECUÇÃO DA INSTALAÇÃO DESTES JUSTOS E HONROSOS REFERENCIAIS, EM UMA CIDADE CUJAS PRAÇAS E RUAS SÃO, NA SUA ESMAGADORA MAIORIA, GRIFADAS POR ESTATUAS, BUSTOS, MONUMENTOS, SIMBOLOS E DENOMINAÇÕES, EM HOMENAGEM AOS REPRESENTANTES, NÃO POR ACASO BRANCOS, QUE OCUPARAM O PODER, AO LONGO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA, DENTRE OS QUAIS, DIVERSOS ORIUNDOS DE FAMILIAS, AS QUAIS FORAM SUSTENTADAS POR PROCESSOS DE EXPLORAÇÃO, VIOLENCIAS, TORTURAS E ASSASINATOS CONTRA AQUELES E AQUELAS QUE CONSTRUIRAM, AINDA QUE INVOLUNTARIAMENTE, AS BASES ECONÔMICAS E CULTURAIS DESTE PAIS.

SALVE OS HERÓIS E HEROÍNAS DA REVOLTA DOS MALÊS ! ! !

SALVE A REVOLTA DOS MALÊS: UMA ATITUDE QUE DÁ ORGULHO A NOSSA AFRICANIDADE ! ! !

DETERMINAÇÃO DO PASSADO LIÇÃO PARA AS LUTAS DOS DIAS ATUAIS ! ! !

COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS - CONEN

FÓRUM CONEN - BAHIA

Um comentário:

  1. Conen lança campanha pela adoção de símbolos da Revolta dos Malês
    Na próxima terça-feira (25), às 14h, a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) irá realizar um ato na Praça do Campo da Pólvora, em Salvador, para lançar uma campanha pela implementação dos símbolos referenciais da Revolta dos Malês.
    Vale dizer que a escolha do local da atividade não se deu por acaso: foi no Campo da Pólvora onde foram assassinados os negros muçulmanos que se levantaram contra a escravidão no ano de 1837.
    Dentro da programação divulgada pelo Conen estão previstas a realização de pronunciamentos, a apresentação de uma aula pública e de uma peça de teatro, dentre outras homenagens.

    ResponderExcluir