O Congado
O Congado ou Congada é a herança de uma manifestação da religiosidade popular em forma de préstitos (cortejos) que vem sendo transmitida de geração a geração, de maneira que se conserve as suas tradições encontrada em quase todo o Brasil. Apesar de sua origem bem controvertida, as raízes do congado estão na África, principalmente nos povos bantus. No Triângulo Mineiro, onde se concentra a maioria dos ternos (grupos) do Brasil, o folguedo do congado é considerado como originário de Chico Rei. É a lembrança da luta do rei negro pela libertação de seus irmãos. A festa normalmente tem seu período de realização nos meses de Maio a Outubro.
No Congado, os antepassados, as almas dos escravos, o fundador das irmandades religiosas, reis, rainhas e capitães falecidos são lembrados e reverenciados.
A cultura congadeira é sempre fiel à ancestralidade e em cada região apresenta uma diversidade.
Quanto a sua instrumentação, há variação de para região, havendo destaque para a percussão, estimulando muitos momentos de bailados vigorosos e manobras complicadas. Há congos de sainhas, com estandartes, grande quantidade de caixas, com chapéus de fitas, com manejos de bastões e espadas (alguns grupos exibindo exemplares dos Exércitos dos tempos do Império e início da República).
Às vezes, possuem reinado (rei, rainha, vassalagem), envolvendo parte dramática, com embaixadas e lutas.
A festa do Congado normalmente tem seu período de realização nos meses de Maio a Outubro. As embaixadas são dançadas em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário