João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. Estes são os nomes dos quatro heróis da Revolta dos Búzios inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, que está depositado no Panteão da Pátria e Liberdade, em Brasília. O registro se deu por decisão da presidenta da República, Dilma Rousseff, que sancionou a Lei 1291 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12391.htm , de 04 de março deste ano, a partir de Decreto do Congresso Nacional.
O ato da presidenta é um reconhecimento à coragem e persistência dos mártires da Revolta de Búzios - movimento emancipacionista popular, ocorrido no século XVIII, na capital baiana. Também conhecida como Revolta dos Alfaiates e Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios é classificada pelos historiadores como um importante manifesto anticolonial, liderado por africanos, negros livres, forros e libertos.
A principal estratégia da Revolta dos Búzios foi a distribuição de boletins, propagando ideias libertárias e conclamando a população a se rebelar contra o domínio do governo de Portugal. À época, apelidados de “sediciosos”, os boletins eram afixados em locais movimentados da cidade do Salvador, sede do governo da capitania da Bahia. Dizia um dos panfletos dos revoltosos de Búzios: “está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, tempo em que todos seremos irmãos, tempo em que todos seremos iguais”. Os quatro heróis de Búzios foram presos e enforcados na Praça da Piedade no dia 07 de novembro de 1799.
Fonte da imagem : http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário