Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Revolta dos Malês será homenageada na Câmara dos Vereadores


Revolta dos Malês será homenageada na Câmara dos Vereadores

A sessão especial contará com a presença do ator Antônio Pitanga e do professor João José Reis

Com o intuito de exaltar a importância da Revolta dos Malês para a História e Cultura da Bahia e do Brasil, acontece na próxima segunda-feira (16 de maio) a Sessão Especial Revolta dos Malês. A ser realizada na Câmara Municipal de Salvador, a sessão é uma iniciativa da CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras) em parceria com a Vereadora Marta Rodrigues. Contará com a presença do Sheik Abdul Hameed Ahmad e do ator Antônio Pitanga, quem vem a Salvador especialmente para a ocasião.

A sessão prestará uma homenagem aos líderes da Revolta dos Malês, fuzilados em 14 de maio de 1835 na praça do Campo da Pólvora e irá buscar o devido reconhecimento à Revolta dos Malês, um movimento organizado e com projeto definido, que teve a participação da diversidade de um povo negro, escravizado e explorado. Protagonizada pelos “Malês”, negros seguidores da religião muçulmana, em 1835, a revolta teve trágico fim com o fuzilamento de seus líderes.

A Vereadora Marta Rodrigues deu entrada na Câmara Municipal de Salvador no Projeto de Indicação sugerindo que a estação do metrô de Salvador, a ser inaugurada no Campo da Pólvora, seja batizada de “Campo da Pólvora – Malês”. O projeto, enviado pela vereadora no dia 22 de fevereiro, tramita na Câmara e deverá ser encaminhado à Prefeitura após aprovação. Outro projeto encaminhado por Marta sugere ainda à Prefeitura que erga um monumento aos revoltosos assassinados e à heroína Luiza Mahin no Campo da Pólvora.

Para discutir a respeito da principal rebelião em busca da emancipação racial ocorrida na Bahia, irão compor a mesa o coordenador nacional da CONEN Gilberto Leal, a vereadora Marta Rodrigues, o historiador Profº Drº João José Reis, e o presidente do Grupo Cultural Malê Debalê Jocélio Araújo. O evento contará ainda com uma apresentação musical do Malê Debalê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário