Olá pessoal,
Recebi nesta semana o meu exemplar da revista Nova Escola e estava lendo a seção Pense Nisso escrita, neste mês, pelo Luiz Carlos de Menezes. Ele fala sobre a saúde na escola. Após a leitura do texto me veio em mente uma série de coisas que creio, são importantes para a atuação do educador nos tempos atuais. Foi então que surgiu o texto "Receita para ser educador no século XXI" o qual compartilho com vocês no post de hoje.
Espero que gostem.
Para seres educador neste século precisarás de:
- 70 xícaras de disposição e coragem, para enfrentar as barreiras encontradas ao longo do caminho.
- 4 bacias de amor, para distribuíres entre o teu ofício, teus alunos e as pessoas que trabalham contigo.
- 50L de Ócio criativo, para que possas usar teu talento em algo que te ajude profissionalmente e satisfaça seus desejos, pois afinal de contas também és um ser humano.
- 2400 páginas de leituras, que podem ser divididas entre leituras dirigidas e leituras livres, pois assim criarás o hábito de leitura e estudo podendo ser exemplo para os teus discípulos.
- 1 pote de responsabilidade, para que possas lembrar da importância de tua profissão.
- 100k de planejamento, para que suas aulas fiquem mais consistentes e assim facilite a compreensão dos alunos e o andamento do seu trabalho.
- 350h de formação continuada para que nunca fiques por fora dos assuntos de sua área.
- Uma pitada de respeito, ética e amor ao próximo.
Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes dentro de você e mexa até perceber uma consistência significativa, ou seja, sua mudança de comportamento. Quando conseguir esse resultado estarás pronto para ser um educador desse século.
OBS.: Outros ingredientes poderão ser acrescentados de acordo com as necessidades apresentadas, o importante é que o resultado seja a mudança de comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário