Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Introdução ao mundo feudal -2ª Parte






Aqui estão os slides da aula, para que vocês possam relembrar o conteúdo e apronfundá-lo em casa.

Se quiser ver os slides em tamanho grande, é só clicar em cima das imagens.

Até a próxima!



Os Slides Abaixo nos falam sobre as características presentes na Roma Clássica e nos Povos Germânicos que tiveram grande importância no período medieval.


Abaixo vamos ver que o cristianismo teve grande importância para a fusão entre tradições romanas e germânicas.


Se o feudalismo tem um essência, abaixo relacionamos suas principais características.
Existiam três grupos sociais que convivivam de maneira estratificada, como podemos conferir no slide acima sobre a essência do Feudalismo. Importante destacar que todos eles podiam viver no mesmo local, O FEUDO.

Aqui temos uma explicação de que era um feudo e sua principal característica: a autosuficiência.


Quem comendava o feudo eram os Senhores Feudais, que eram da classe nobre da sociedade medieval. Esta classe mantinha entre si uma relação de dominação, conhecida como Suserania e Vassalagem. Através de um ritual, o vassalo prometia fidelidade ao suserano, que ao mesmo tempo prometia proteção, entres outras obrigações. Esta cerimônia tem origens no Comittatus, uma tradição germânica. Outro detalhe é que um vassalo poderia ser suserano de outros vassalos, que formava uma verdadeira teia de relações.



Abaixo vemos, de que forma os espaços de dentro do feudo eram divididos e caracterizamos cada um.


















O mapa abaixo é para lembrar que apesar dos feudos e do sistema político descentralizado, o período medieval, em seu começo, conheceu a formação dos Reinos chamados de bárbaros. Um desse reinos que vamos estudar na próxima aula é o REINOS DOS FRANCOS (no mapa representado pela cor roxa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário