Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

África, o berço da humanidade


Estou criando esse artigo para deixar um LINK que, apesar de ser bastante simples, pode ajudar a entender um pouco mais a origem de nossa história. Isso no sentido tanto de nossa civilização como também de nossa formação enquanto espécie humana. Afinal, aprender sobre como tudo começou, pode ajudar a viver melhor hoje !
Como sabemos, a atual ciência, com seus estudos de antropologia, arqueologia, evolução e história, entre outros, tem dito que as melhores explicações para as nossas origens estão no continente africano. Mas como sabemos, a história recente colocou os europeus, principalmente, dominando essa localidade e destruindo, entre outras coisas, toda uma história cultural de inúmeros povos que, pela força bruta, tiveram que assimilar o modelo de vida e de civilização europeu. Isso, sabemos, acabou por destruir muitas possíveis contribuições que poderiam ser feitas hoje para a nossa cultura predominantemente capitalista/européia.

Como exemplo disso, vocês podem observar, no infográfico disponibilizado no LINK, que em 1879 os ingleses, que dominavam parte do território africano, por meio de seus médicos, aprenderam a realizar a cesariana com o povo banyoro !! Isso mostra que, quando queremos, o outro sempre pode ter algo a nos ensinar !!!

É isso, entrem no LINK abaixo e conheçam um pouco mais sobre esse continente, e seus povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário