Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.







Seguidores

Visitantes

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Site traz biblioteca sobre desenvolvimento

Banco de dados on-line reúne mais de 500 textos e estudos sobre o conceito, a mensuração e as abordagens do desenvolvimento humano


O PNUD lançou uma biblioteca on-line de textos sobre temas sociais e econômicos. Chamado Centro de Documentação de Desenvolvimento Humano, esse banco de dados reúne mais de 500 publicações, como artigos de divulgação, papers científicos, relatórios e estudos, a maioria feita por escritórios da agência na América Latina e no Caribe.
O material é, predominantemente, em espanhol. Inclui relatórios de resenvolvimento humano, textos sobre o conceito de desenvolvimento humano e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), análises sobre o avanço nos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e artigos sobre as várias áreas abrangidas pela perspectiva do desenvolvimento humano (meio ambiente, conhecimento, desigualdade, democracia, racismo, cultura, inovação etc.)
Um dos destaques da biblioteca é seu sistema de busca, que espelha justamente a diversidade de enfoques do desenvolvimento humano. O site dispõe de uma árvore de busca, por meio da qual é possível procurar os textos segundo a perspectiva adotada pelos autores (como Desenvolvimento das pessoas/ intimidade e privacidade). Também é possível fazer buscas pelos caminhos tradicionais (palavra-chave, autor, título e assunto).
“A grande contribuição do PNUD na construção do Índice de Desenvolvimento Humano foi conseguir que se avaliasse o desenvolvimento dos países com uma medida multidimensional que complementa o Produto Interno Bruto e ter propiciado a medição do resultado com múltiplos critérios”, observa um texto de apresentação do site. “Este último aspecto é que garante a interdisciplinaridade da abordagem do desenvolvimento. Por isso, consideramos que, para manter a coerência com a multidimensionalidade introduzida na medição do desenvolvimento, era necessário ter critérios similares no armazenamento dos documentos.”
A iniciativa de implementação do Centro de Documentação de Desenvolvimento Humano é da Direção Regional do PNUD para América Latina e Caribe.



Fonte : PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário