O Instituto Pedra de Raio-justiça cidadã comemora três anos de existência em 2011! O Instituto Pedra de Raio (IPR) é uma organização social que desenvolve ações, projetos, assessorias, advocacia popular e pesquisas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, relações raciais, defesa do consumidor, mediação popular e assessoria jurídica coletiva. O Instituto é formado por profissionais e lutadores sociais de diversas áreas, que têm em comum a vontade de contribuir para a transformação social através da realização de ações coletivas.
O IPR atende e orienta juridicamente indivíduos, instituições e movimentos sociais que ofereçam demandas de caráter coletivo, exclusivamente sobre assuntos relacionados aos Direitos Humanos, Relações Raciais, Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Racismo Institucional e Mediação Popular.
Nestes últimos anos contabilizamos mais de 500 atendimentos e orientações jurídicas, mais de 100 processos judiciais e uma mais de 100 atividades, dentre elas, cursos, orientações, palestras, oficinas, assessorias e consultorias. No entanto, nem tudo são flores no País do carnaval. Os projetos de fomento e financiamento são instáveis e provisórios. Independentemente de termos tido apoio de instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, precisamos buscar a sustentabilidade junto aos nossos beneficiários e colaboradores. Isto porque pagamos um preço relativamente alto para nos mantermos independente e autônomos, sem atrelamentos e sem perder a nossa principal característica: enfrentar o preconceito, a discriminação e a violação dos direitos humanos numa sociedade multicultural e multiracial, sem vacilo e recuo.
Nossos atendimentos tem sido, até então, gratuitos, sustentados por organizações financiadoras, doações e contratos de particulares. A partir de agora, continuaremos a manter os nossos serviços e atividades nesta perspectiva e passaremos a adotar mecanismos de responsabilidade social, solidariedade e auto sustentabilidade.
Enfim, sabemos do quão é valioso a independência política e intelectual dos baianos neste momento e o instituto Pedra de Raio não pode se escusar da sua missão: servir com excelência a população na defesa dos direitos humanos e da cidadania.
Convidamos todos vocês a participarem de nossa Campanha de associação para a auto sustentabilidade, através da participação de nossos projetos da seguinte forma:
COMO ASSOCIADO DOADOR:
Com doação espontânea para conta corrente Banco do Brasil nº 10.437-X Agência 2971-8 (Instituto Pedra de Raio) com a identificação do CPF do doador.
COMO ASSOCIADO CONTRIBUINTE:
O associado contribuinte é aquele que paga uma taxa mensal e tem acesso a orientações, assessoria e acompanhamento no poder judiciário.
O associado contribuinte terá acesso ao serviço de uma demanda judicial gratuita e a descontos nas próximas demandas.
COMO ASSOCIADO USUÁRIO:
O associado usuário é aquele que paga uma taxa reduzida sobre os serviços oferecidos pela instituição.
A taxa reduzida é um valor simbólico tendo como parâmetro a tabela da ordem dos advogados do Brasil.
As demandas relativa à defesa dos Direitos Humanos serão preferencialmente gratuitas mantendo a politica da instituição.
As demais demandas judiciais e orientações serão sempre discutidas caso a caso.
O perfil do associado será sempre aquela pessoa ligada aos grupos socialmente vulneráveis e/ou de baixo poder aquisitivo.
Todo associado terá preferência no atendimento. Contudo, o prazo para agendamento de atendimento terá prioridade desde que seja realizado com cinco dias de antecedência.
COMO ASSOCIADO VOLUNTÁRIO:
Com o apoio e a participação voluntária em nossos convênios, parcerias e projetos em destaque: Uneb, Ministério Público, Rádio Sociedade, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Cese, Casa Warat, Campanha Reaja, Anaad, Conen, Cen, Mnu, etc.
A Equipe do Instituto Pedra de Raio
FONTE: Site do Instituto Pedra de Raio
Nenhum comentário:
Postar um comentário