Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

terça-feira, 6 de setembro de 2011

EUA querem brasileiros negros em universidades americanas


Uma delegação com representantes de faculdades e universidades americanas está no Brasil para estudar a possibilidade de alunos negros, cotistas ou bolsistas do ensino superior, participarem de programas de intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. O grupo, que já passou por São Paulo, visitou na última semana a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
De acordo com o vice-cônsul dos Estados Unidos para Política e Economia no Rio de Janeiro, Kevin Wilson, a visita é um desdobramento de acordos firmados entre os dois países, quando o presidente americano, Barack Obama, esteve no Brasil, em março deste ano. Segundo ele, o encontro também faz parte do plano Brasil-Estados Unidos para a Eliminação do Racismo e Promoção da Igualdade (Japer, na sigla em inglês).
"Esse intercâmbio envolve universidades que têm tradição de ensino para alunos afrodescedentes. Elas foram fundadas durante uma época infeliz de segregação (racial, nos Estados Unidos). Hoje, têm alunos de todas as raças, mas a maioria dos profissionais e dos estudantes é afrodescendente. Eles são referência não só para o ensino, mas exemplos de sucesso dessa parcela da população em nosso país", explicou Wilson.
A delegação que visita o Brasil é formada por profissionais da Xavier University of Louisiana, Hampton University, Morgan State University, Florida A&M e North Carolina A&T University.
O vice-cônsul disse que a troca de experiências entre os dois países pode contribuir para a promoção da igualdade racial. "Temos experiência com educação nessa área, mas sabemos que o Brasil também acumula experiência com esses assuntos. Acho que a troca vai ser muito útil para os dois paises", avaliou.
Kevin Wilson afirmou ainda que não foi definido um calendário para o programa, nem a quantidade de alunos que poderiam ser beneficiados. De acordo com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil, atualmente, cerca.


Fontes: Terra.com.br
Igualdadeeidentidaderacial
Foto:DCEUNESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário