A Cidade de Salvador
Fundada em 1549 e primeira capital do Brasil, Salvador comemora 462 anos de existência no dia 29 de março de 2011. O nome da cidade tem sua origem na denominação dada pelo navegador italiano Américo Vespúcio em 1503, quando aportou no dia 1 de novembro.
Até o final do século XIX, a capital recebeu sete denominações diferentes: São Salvador, Salvador, Salvador da Bahia, Bahia, Bahia de Todos os Santos e São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
A cidade do Salvador foi fundada por Tomé de Souza na entrada da Baía de Todos os Santos, 49 anos depois da chegada dos Portugueses à Costa Brasileira. A cidade construída na então Capitania Geral da Bahia de Todos os Santos nasceu para garantir a posse territorial do país aos Portugueses e para assegurar a fixação de um Pólo Administrativo na Colônia.
Enquanto primeira capital do Brasil, Salvador acumulava a dupla condição de centro administrativo e de entreposto comercial. A cidade era ponto de parada obrigatória para viajantes e comerciantes do mundo inteiro e importante porto de desembarque e comércio, sobretudo de escravos africanos.
Com a transferência da capital para o Rio de Janeiro (1763), devido à proximidade das minas de ouro de Minas Gerais, a antiga capital perdeu a sua importância política e permaneceu, como uma espécie de ilha cultural, guardando assim os símbolos singulares da sua cultura.
Salvador é a cidade das misturas; mistura de velho e novo, de pitoresco e inusitado. Mistura de gente, cores, sol, mar, cheiros e sabores. Uma cidade singular e plural, com suas qualidades e defeitos.
Salve nossa cidade Salvador-Bahia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário