Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sábado, 15 de outubro de 2011

Prova: O Tempo, a História e o trabalho do historiador



Já publiquei aqui posts com conteúdos relacionados ao Trabalho do Historiador, o Tempo e a História, o que estuda a História, o uso das fontes e também Introdução aos Estudos Históricos. Alguns desses, além do conteúdo também tem o plano de aula e exercícios a serem aplicados. Hoje compartilho aqui uma prova que aborda esses conteúdos.


Prova: O Tempo, a História e o trabalho do historiador
1. Complete os espaços em branco do TEXTO I com as palavras do quadro abaixo:
Clique p/ ampliar
TEXTO I

A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os ____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados ______________________. A partir disso a História tenta compreender as __________________ e ________________ do tempo ___________________. O _______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.

2. Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:


Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa

3. Cite três exemplos de Fonte Histórica:
R:

4. A imagem abaixo representa a divisão da História de acordo com a visão europeia, porém esqueceram de colocar os períodos históricos. Complete os espaços com esses períodos:
Clique p/ampliar
5. Identifique a que século correspondem as invenções abaixo:


6. Ordene os marcos históricos da vida de um menino, elaborando a linha do tempo:

7. Agora faça a SUA linha do tempo:


"Quem não conhece o passado, viverá como uma eterna criança...”

"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"

Boa prova

Um comentário:

  1. adorei seu blog parabéns!!!! sou professora particular e tenho tirado muita coisa para meus alunos

    ResponderExcluir