Já publiquei aqui posts com conteúdos relacionados ao Trabalho do Historiador, o Tempo e a História, o que estuda a História, o uso das fontes e também Introdução aos Estudos Históricos. Alguns desses, além do conteúdo também tem o plano de aula e exercícios a serem aplicados. Hoje compartilho aqui uma prova que aborda esses conteúdos.
✏Prova: O Tempo, a História e o trabalho do historiador✍
1. Complete os espaços em branco do TEXTO I com as palavras do quadro abaixo:
Clique p/ ampliar |
TEXTO I
A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os ____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados ______________________. A partir disso a História tenta compreender as __________________ e ________________ do tempo ___________________. O _______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.
2. Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa
3. Cite três exemplos de Fonte Histórica:
R:
4. A imagem abaixo representa a divisão da História de acordo com a visão europeia, porém esqueceram de colocar os períodos históricos. Complete os espaços com esses períodos:
Clique p/ampliar |
5. Identifique a que século correspondem as invenções abaixo:
6. Ordene os marcos históricos da vida de um menino, elaborando a linha do tempo:
7. Agora faça a SUA linha do tempo:
"Quem não conhece o passado, viverá como uma eterna criança...”
"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"
Boa prova
adorei seu blog parabéns!!!! sou professora particular e tenho tirado muita coisa para meus alunos
ResponderExcluir