Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Religiões de Matrizes Africana e a Intolerância Religiosa



Por Jorge Campos

Somos Um País Laíco?

Em um País onde em sua nota está escrito “DEUS SEJA LOUVADO”, onde Igrejas não pagam impostos, onde a Religião e os Dogmas Religiosos interferem nas leis, outra pergunta deveria ser feita: Onde está a Laicidade do Brasil?

Um País Laico é aquele cujo a Religião não interfere na República. Em um País Laíco, nunca um padre que nunca se quer pegou em um microscópio interferiria em uma pesquisa que leva anos, como as células troncos; nunca haveria uma estátua religiosa (Cristo Redentor) em locais públicos, a Igreja não faria leis contra o aborto, e ousaria a aprovar leis como a que proíbe estúdios de tatuagem a atuarem na cidade de São Paulo; nunca um criminoso ao alegar ser evangélico teria sua pena reduzida, ou até mesmo não ser preso.

No papel, na Constituição, somos um país laico, mas fora dele, nem de perto somos. E o Governo continua a mentir, dizendo que somos um país laico, mas será que o Governo acha que somos tão idiotas a ponto de acreditar nisso? Ou será que o Governo está mentindo para sí mesmo?

Como se sente um candomblecista, muçulmano, judeu, hindu, ateu, budista, espírita. Agnóstico; enfim, todos aqueles que não são cristãos, em uma Sociedade como a nossa? Em um País com inúmeros feriados cristãos como: Natal, Páscoa, Dia de São Jorge, Dia de “Nossa Senhora”, Corpus Christ e de inúmeros outros santos e santas? Será que ficam encabulados e/ou nervosos com a situação de nosso País? Ou será que agem hipocritamente? Já que nesses dias não precisará trabalhar e dependendo até ganhará presentes. Agora finalizo com outra pergunta:

Quando seremos um país laico?
Profª Diana Costa via Facebook:

Rede Record diante há muitas cobranças deu um salto, um pequeno avanço, pois todos nós sabemos o qnto a emissora é preconceituosa, esse vídeo remete a minha liberdade de crença e de religião, é saber que nossa luta, refiro-me a luta de todo Povo de Santo esta fazendo com que essa galera reflita, reveja conceitos e proponha um dialogo como esse. Sabemos o qnto a mídia envade nossas casas, e interfere na mente de crianças e jovens.
Respeitar o outro é importante, não devemos exigir tolerância, pois eu não preciso que tolerem minha religião, nós enquanto filhos e filhas de santo precisamos é de respeito, dessa forma viveremos em uma democracia e colocaremos a laicidade que tanto o Governo prega ter em prática.
Fundamental é o respeito de gênero, de raça/etnia, de homoafetividade e de religião. Meu tio Francisco de Oxum da Nação Ketú participa do video e suas palavras foram sábias, aliás Meu Mozão Jorge Campos excelente texto de reflexão.
Esse vídeo dá a oportunidade de nós adeptos do candomblé compartilhar em nossos murais e abrir esse debate.
Axé de luz meus irmãos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário