Segundo pesquisa realizada pelo Ibope a carga horária do Ensino Médio está em descompasso com as necessidades do aluno e com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estudo demonstra que das 4 horas aula diária que o aluno do Ensino Médio tem na escola, apenas 1h44 são aproveitados pelos alunos com aprendizagem e ensino.
Essa  foi uma metodologia nova, utilizada pela primeira vez para medir a  presença nas escolas, para saber como estava sendo utilizado o tempo na  sala de aula e na escola. 
Então,  ficamos sabendo de uma notícia bastante desagradável e inesperada,  pois, a legislação educacional exige uma carga horária de 800h ou 200  dias letivos anuais para a educação básica, ou seja, em todas as suas  etapas de ensino; Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Com  a pesquisa concentrou o seu foco no Ensino Médio, os dados apontaram  que da carga horária anual de 800 horas exigidas na LDB, para o ensino  médio, apenas 43%, ou 344 h/a são realmente realizadas com atividades de  aprendizado. Quanto ao restante da carga horária, o estudo detectou que  há duas situações; ou não há aula ou o aluno não está lá para aprender.
O  Ibope utilizou 18 escolas públicas para medir a “audiência” desta etapa  de ensino, um estudo inédito. A metodologia utilizada destaca como  categoria de análise a audiência que surge em decorrência do resultado  da soma de dois fatores, o primeiro, chamado de “oportunidade de  ensinar”, foi calculado sobre as aulas efetivamente dadas e o segundo de  “oportunidade de aprender” extrai do anterior o tempo em que o  estudante estava em classe.
Os  pesquisadores consideraram o resultado foi alarmante, pois da carga  horária estabelecida pela lei metade do tempo não é utilizada com o  pedagógico, ou seja, é feito qualquer outra coisa, que não aprendizado”,  segundo Ana Lima, diretora-executiva do Ibope.
Para  a superintendente-executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel é de  suma importância para o governo o resultado dessa pesquisa, tendo em  vista que o mesmo estuda a possibilidade de aumentar a carga horária do  ensino médio no país.
Mesmo  com todas as recomendações dadas pelos sistemas de que aula de 45min  não adiante nada, considerando que é pouco tempo para que o professor  possa pelo menos abrir a boca para falar, porque sabemos que só de  chamada consome, e para cada aula o tempo médio é de 43 minutos.
Outro  fator que chamou a atenção da pesquisa foi à ausência dos professores,  faltaram em aproximadamente 19%, há um desperdício de oportunidade de  ensinar muito visível, e a agravante de tudo isso são as faltas do  professores, infelizmente.
São  tantos os gargalos do Ensino Médio no Brasil, o seu currículo que não  atende as necessidades dos jovens e muito menos do mercado de trabalho, o  tempo na escola, a formação dos professores, o conteúdo a ser  trabalhada, a metodologia, a prática pedagógica, os investimentos, os  laboratórios, as tecnologias e outras vertentes que possam contribuir  para o enfrentamento desses desafios.
Afinal,  como precisa ser o Ensino Médio, percebe-se que com 11 anos de  implantação da reforma dessa etapa de ensino, a escola até agora,  não  entendemos o que de fato precisa ser ensinado e aprendido no Ensino  Médio. Mesmo com todas as formações realizadas, com todos os documentos  produzidos e divulgados, ainda assim estamos patinando na seara da má  qualidade do ensino que oferecemos aos jovens brasileiros.
 







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