Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

As razões para ser Feminista hoje

homme_femme1.jpg

“ Encore feministe” é uma rede feminista internacional que reúne assinantes de um manifesto lançado no dia 8 de Março de 2001, que dava a lista dos principais “vinte motivos” de ser “ainda feminista”, convidando cada um a acrescentar outros. Assim esta iniciativa fundada pela historiadora francesa Florence Montreynaud, organiza acções de protestos e de solidariedade .

Os vinte motivos porque somos ainda Feministas:

1. Porque nos queremos um mundo de paz e de justiça, onde a dignidade humana seja respeitada.

2. Porque pedimos que homens e mulheres sejam iguais em dignidade, iguais em direitos e que estes direitos sejam aplicados.

3. Porque dois terços dos analfabetos no mundo são mulheres e raparigas.

4. Porque 99% das terras cultivadas no mundo pertencem a homens, apesar de as mulheres produzirem 70% das culturas alimentares. Porque as mulheres são 70% das mais pobres no mundo.

5. Porque 84% das pessoas que pertencem ao parlamento no mundo são homens, apesar das mulheres constituírem metade do eleitorado.

6. Porque em nenhum país as mulheres possuem realmente direitos iguais aos homens. Porque no Afeganistão, as mulheres sofrem uma barbárie e são privadas de todos os direitos.

7. Porque em França, com o mesmo trabalho os homens ganham cerca de 15% mais do que as mulheres e em média, em qualquer profissão os homens ganham 25% a mais.

8. Porque os homens só assumem cerca de 20% das tarefas domésticas, bem como o cuidado com os filhos, aos doentes e aos idosos da família.

9. Porque em cada 10 lares, n’um existe ocorrências de violência graves onde as vitimas são em 95% dos casos mulheres e crianças.

10. Porque a sexualidade entre adultos deveria originar prazer recíproco e não devia ser utilizado para palavras e acções para magoar ou sujar.

11. Porque toda a mulher já sofreu insultos na rua, no carro.

12. Porque a publicidade representa demasiada vezes de uma forma degradante as mulheres, bem como as relações entre homens e mulheres

13. Porque no mundo, em cada ano dois milhões de raparigas submetidas a mutilação genital e vem aumentar o número de 100 milhões de mulheres que sofreram desta prática.

14. Porque apelamos a resistir a violência do sistema machista que exalta uma virilidade brutal que menospreza os seres diferentes: mulheres, crianças, homossexuais…

15. Porque n’ alguns países a vontade politica e o trabalho das mulheres já conseguirem mudar mentalidades, no Canadá ou na Europa do Norte por exemplo.

16. Porque somos solidárias com as mulheres e as raparigas, que aqui ou algures, são maltratadas, humilhadas, insultadas, violentadas, violadas.

17. Porque “ o feminismo nunca matou ninguém e que o machismo mata todos os dias”. (Benoîte Groult)

18. Porque pedimos que uma lei contra o sexismo seja o modelo da lei francesa anti-racista de 1972, afim que os delitos e os crimes sexistas sejam reconhecidos como tal e punidos.

19. Porque aspiramos o ideal republicanos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, porque poderíamos substituir fraternidade por uma nova palavra adelphité* para exprimir melhor a ideia de uma solidariedade harmoniosa entre todos os humanos, mulheres e homens.

20. Porque “ a utopia de hoje é a realidade amanhã”. (Victor Hugo).

21. Porque ………………………………………………………..

* Por adelphité a autora Florence Montreynaud pretende exprimir um sentimento a imaginar, a sonhar, a realizar. A palavra é formada sobre a raiz grega adelph que deu as palavras gregas significando irmã e irmão enquanto em outras línguas (excepto em espanhol, português e árabe), irmão e irmã foram formados por duas palavras diferentes. Assim desta forma a palavra designa as relações solidárias e harmoniosas entre seres humanos: homem e mulher.

““Encore Feministe” representa mais de 3136 pessoas feministas e orgulhosas de o ser, em 44 países.” Tal como nós se quiseres te juntar a elas, basta te registrar neste seguinte endereço. http://encorefeministes.free.fr/index.php3

Sylvie Oliveira

6 comentários:

  1. professora...não acredito...a senhora apagou o post de novo....que discriminação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá queridas leitoras muçulmanas, é uma enorme satisfação te-las como seguidoras do meu humilde blog.Peço carinhosamente que vcs devido há tantos esclarecimentos e sabedoria sobre mulheres islâmicas me envie textos para publicação.
    Desde já agradeço pelos post e pelas aulas de sabedoria.
    Meu e-mail: pretadai@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nahid minha querida, não é discriminação e sim não podemos desqualificar um post que me foi enviado com tanto carinho por uma leitora do blog, a mesma viu seus comentários e me pediu que o retirasse, e em respeito aos meus colaboradores e leitores atendi o seu pedido. Então peço a vcs que são conhecedoras do assunto que me envie textos sobre mulheres islãmicas que eu os postarei.
    Att,
    Diana

    ResponderExcluir
  4. Professora Diana, agradeço pela oportunidade de divulgar o Islã e com isso derrubar o preconceito. Para começar, devo esclarecer que o termo correto é mulher muçulmana e não mulher islâmica. Se possível também, a senhora poderia começar reabrindo o seu post, que com toda certeza, será bastante comentado. A idéia de um blog é esta, trazer a tona a discussão para que com ele as pessoas obtenham mais conhecimento, não é verdade? Espero, ao participar do seu blog, trazer toda a informação sobre o Islã que estiver ao meu alcance, assim como aprender sobre outros assuntos.
    Assalamoalikum! (Que a paz esteja convosco!)

    ResponderExcluir
  5. Nahid querida, como falei minha leitora Margaret pediu que o retirasse, entrarei em contato com a mesma e perguntarei se posso reabrir o post, mas antes da resposta da mesma, nos envie um texto sobre o assunto que eu posto com todo prazer.
    Obrigada pela participação enriquecedora.
    Luz e Paz para todas nós!!!

    ResponderExcluir
  6. Profa. Diana. Estou enviando um texto bastante esclarecedor sobre o assunto. Um abraço. Assalamoalaikum! ( Que a paz esteja convosco!)

    ResponderExcluir