Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Os 5 princípios da boa escrita

Não pense que escrever bem é apenas evitar erros gramaticais. Confira 5 dicas que podem ajudar você a escrever bem sobre qualquer assunto


3

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com

Um bom texto vai muito além da ausência de erros gramaticais, de pontuação ou concordância
 
Durante as aulas de redação, muitas vezes não fica claro qual o conceito de um bom texto e, por isso, os alunos acreditam que um texto bem escrito é aquele sem erros gramaticais, de pontuação ou concordância. No entanto, um bom texto vai muito além disso.
 
» Como escrever o parágrafo introdutório
» Como escrever uma conclusão
» 5 dicas para escrever um discurso de graduação
 
Para que um texto seja considerado bom, ele precisa, além de todos os fatores citados anteriormente, responder aos interesses e necessidades do leitor. Confira quais são os principais aspectos de uma boa escrita:
 
 

Princípios de uma boa escrita: 1. Propósito

O seu texto deve ter um objetivo claro. Ou seja, você precisa saber com certeza o que está escrevendo e por qual motivo está escrevendo aquilo.  
 

Princípios de uma boa escrita: 2. Clareza

Seja específico. Explique o que você quer com concisão e clareza, para que o seu leitor entenda, desde o princípio, o que você está querendo dizer com aquele texto.  
 

Princípios de uma boa escrita: 3. Informações específicas

Use dados e estatísticas para validar o tema da sua redação. Use informações relacionadas ao tema para que ele tenha um aspecto mais informativo e interessante, que chame a atenção do leitor. Não se esqueça de verificar se essas informações são verdadeiras.  
 

Princípios de uma boa escrita: 4. Conexões

Evite jogar todas as informações no papel. Procure organizá-las de maneira que o final de um parágrafo já sirva como uma breve introdução para o que vai ser dito no parágrafo seguinte.  
 

Princípios de uma boa escrita: 5. Palavras apropriadas

Fique atento à escolha de palavras. Primeiro defina se será um texto formal ou informal e, a partir daí, escolha quais palavras se encaixarão melhor naquilo que você pretende dizer. Não escreva períodos muito longos, seja conciso, claro e enfático.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário