São 98 milhões de famintos a menos. Segundo o estudo da ONG Action Aid, o Brasil é o país que mais combate a fome.
Mazela de muitos, vergonha de todos. A fome, em pleno século XXI, com tanto avanço tecnológico, ainda é um dos maiores, senão o maior problema do planeta. Mas nesta terça-feira (14), felizmente, recebemos uma boa notícia. Pela primeira vez em 15 anos, o número de subnutridos no mundo diminuiu.
GLOBO.COM Edição 14/09/2010 – Publicado em 14/09/2010 – 18h01Os dados são da FAO, agência da ONU que cuida de agricultura e alimentação. São 98 milhões de famintos a menos. Mas segundo a FAO, os números ainda são inaceitáveis e estão muito abaixo das metas ideais.
A redução da fome pela primeira vez em 15 anos é consequência da retomada do crescimento da economia e da queda no preço de alimentos. E o Brasil está bem na foto.
Segundo outro estudo, da ONG Action Aid, o Brasil é o país que mais combate a fome, entre as 28 nações medidas pelo ranking da organização. Mas nem tudo é o ideal. Mesmo com a redução de 9,6% do total de subnutridos, o número de pessoas com fome no mundo continua “inaceitavelmente alto”, segundo a FAO: 925 milhões.
O estudo da ONU diz que ainda estamos longe do objetivo estabelecido pelas metas do milênio. A intenção era reduzir pela metade o número de vítimas da fome no mundo até 2015. E uma da saída é investir na agricultura para reduzir o preço dos alimentos, ampliar os programas de assistência social, gerar renda nas áreas rurais e urbanas pobres, além de criar programas mais ágeis para socorrer as populações que ficam vulneráveis em horas de crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário